I.V.P.G.

O Inventário de Valores Profissionais e Gerais (I.V.P.G.) é um instrumento de Método Funcional que mede os valores, construído na linha de pesquisa de Rokeach e outros autores (cf. manual) sobre a avaliação das motivações, dos valores pessoais e laborais susceptíveis de explicar as grandes orientações e escolhas da existência.

 

A aplicação é rápida (menos de 30 minutos, 126 itens) e a fidedignidade das escalas é muito elevada. As interpretações que podem ser feitas possuem grande confiabilidade quando elaboradas por pessoas competentes.

O I.V.P.G. permite um melhor conhecimento das motivações humanas, através da análise da aderência a diversos ideais pessoais, sociais ou profissionais.

O I.V.P.G. é particularmente útil quando utilizado em conjunto com instrumentos que investigam os interesses profissionais (INTERESSES) ou a personalidade (L.A.B.E.L.®). A análise dos conflitos existentes entre os valores, interesses ou traços dominantes de personalidade é essencial para entender as dificuldades de orientação, escolha de carreira e da existência de forma geral.

Como todos os testes deste site, o I.V.P.G. comporta as escalas de controle que permitem avaliar a confiabilidade das respostas do respondente, ou seja se vale a pena interpretar os resultados. Particularmente o índice de coerência (cf. manual) é extremamente útil e válido para evidenciar problemas existenciais que necessitam um apoio psicológico.

CAMPOS DE APLICAÇÃO E UTILIZAÇÃO

Como auto-avaliação de adolescentes (a partir de 16 anos) e adultos. : utilizar como suporte para as avaliações pessoais (assessments), entrevistas de seleção, orientação escolar e profissional, outplacement de pessoas com dificuldades profissionais ou problemas de vida momentâneos.

CRITERIOS DE CONFIABILIDADE

A fidedignidade pela prova bipartida se situa bem acima da média observada nos testes do mesmo tipo (cf. Manual Prático)

A validade frente a critérios de dependência profissional se situa entre .30 e .50 com as escalas do L.A.B.E.L.® o que pode ser considerado um resultado satisfatório considerandos construtos tão heterogêneos. Mesmos resultados quando comparada com as escalas do Big-Five medidas com o NEO-PI-R de Costa&McCrae. Todas as validades calculadas são apresentadas no manual. Os outros critérios de validade da padronização brasileira estão sendo calculados e serão publicados em breve.

Moityca Eficiência Empresarial Ltda.

Estrada do Itajurú, nº566 - Itanhangá - RJ
Fone: +55 21 3215-6355
contato@moityca.com.br