COMPER

O inventário COMPER (COMpetências e PERsonalidade) foi desenvolvido na Universidade de Lausanne com nossa colaboração para completar a análise da auto-imagem  (personalidade L.A.B.E.L.®) através de uma análise das competências auto-avaliadas ("soft skills"). O objetivo é comparar a convergência entre estes dois aspectos essenciais na avaliação das chances de integração da pessoa ao mundo profissional. Deste fato o COMPER representa um condensado de dois testes capazes de medir dimensões comuns:

 

  • Dimensões (disposições) pessoais em relação com a personalidade e a auto-imagem, diretamente ligados ao ambiente profissional que conviria o melhor possível à pessoa; quer fazer?
  • Dimensões (disposições) profissionais em relação com que a pessoa considera saber ou gostar de realizar; sabe fazer? 

  Modelo dos resultados do COMPER para o avaliador.

 

 

A avaliação conjunta destas dimensões permite visualizar rapidamente o potencial do sujeito, conforme a personalidade exceder ou não os limites das competências auto-avaliadas.

 

COMPER "- instrumento bem sofisticado de Método Funcional - propõe uma série de índices de controle para conhecer o nível de confiança que se pode atribuir a uma aplicação, considerando a intensidade do viés de desejabilidade profissional que é possível detectar pela tendência de apresentar-se como o "candidato perfeito". Estes índices permitem conscientizar os avaliadores sobre a capacidade de manipular – ou no mínimo influenciar - os resultados dos candidatos postos em situação de desafio/seleção profissional. 

 

 

A aplicação dura de 30 a 40 minutos (112 frases e 88 adjetivos). A fidedignidade de suas escalas é muito elevada, as interpretações que se inspiram são, em conseqüência, muito confiáveis, à condição de serem elaboradas por pessoas competentes.

 

COMPER permite distanciar-se da problemática das únicas auto-avaliações de pessoas postas em situação de seleção, e permite análises "panorâmicas" de tipo 360 graus. (hétero-avaliações)

 

COMPER permite igualmente a definição do perfil de uma função, e a possibilidade de comparar perfis de candidatos e perfis de funções definidos pela organização. A comparação com perfis de "equipes" é também possível, esta devolutiva sendo bem mais objetiva graças aos índices numéricos da convergência calculados entre os diversos perfis.


O manual de ajuda na interpretação do teste está disponível na Moityca.  

 

CAMPO DE APLICAÇÃO E UTILIZAÇÃO:


Utilizado por um público adulto, sozinho ou conjuntamente com outros instrumentos ou técnicas, para assessments, entrevistas de seleção, de orientação profissional e reclassificação de pessoas que têm dificuldades profissionais (reorientações, evolução profissional, etc.).

 

CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE:


As fidedignidades se encontram no manual, e chegam em média à .83, valores largamente superiores aos da maioria dos testes.

Clique para acessar a Formação Online COMPER

Moityca Eficiência Empresarial Ltda.

Estrada do Itajurú, nº566 - Itanhangá - RJ
Fone: +55 21 3215-6355
contato@moityca.com.br