L.A.B.E.L.®

O L.A.B.E.L.® (Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert) é um instrumento de avaliação psicológica que mede a maioria dos traços de personalidade conhecidos graças a uma análise complexa de auto descrição exprimida com adjetivos. Foi criado por Gedre et all em 1997. Ele se inscreve assim em linha direta do ACL (Adjective Check List) de Gough, mas sua análise das respostas procede do Método Funcional. Essa distinção é fundamental pois constitui um diferencial importante e procura inúmeras vantagens. Não é um teste a mais no mercado, mas uma nova maneira de avaliar a personalidade.

A aplicação é relativamente rápida (em volta de 20 minutos para os 174 itens) e a fidedignidade das escalas é muito elevada. As interpretações se tornam assim muito confiáveis quando elaboradas por psicólogos formados e competentes.

O L.A.B.E.L.® possui, entre outras, sete escalas de controle que permitem verificar o valor das respostas, ou seja se vale a pena interpretar os resultados ou não. Esses índices permitem detectar com uma probabilidade elevada as respostas dadas por acaso (coerência) e os questionários preenchidos rapidamente sem a devida concentração (fidelidade intra-pessoal). Sua elaboração particular elimina o problema do viés da variabilidade do número de respostas, como também o do viés da aquiescência. Por outro lado permite também detectar facilmente a motivação do respondente frente a prova (média, modalidade e variabilidade) e as auto-descrições exageradamente favoráveis (desejabilidade laboral/social) dos desfavoráveis. Os índices de controle do L.A.B.E.L.® permitem também, em alguns casos e quando os resultados são interpretados por pessoas experientes, reconhecer as 'imagens forjadas' ou as 'personalidades fictícias' suscetíveis de serem geradas em situação de seleção.

O L.A.B.E.L.® apresenta os resultados de várias maneiras, deixando assim ao psicólogo a escolha de utilizar as configurações que considerar melhores. O protocolo dos resultados fornece, por exemplo, os resultados - EM ESCORES ABSOLUTOS E EM ESCORES PADRONIZADOS - necessários para a interpretação em termos de: modelo dos Cinco Grandes Fatores (Big-Five); análise transacional; estilos cognitivos de Welsh; teoria das necessidades de Murray; teoria da personalidade profissional de Holland; etc, e nas tipologias, o Eneagrama; o MBTI, o DISC, etc.

O L.A.B.E.L.® apresenta também um modelo original de personalidade baseado em um agrupamento empírico das escalas em 13 clusters ou traços homogêneos de personalidade (cf. Manual Prático)  denominado de Marca Psíquica.

A aplicação do L.A.B.E.L.® pode ser efetuada diretamente on-line ou de forma lápis-papel utilizando depois uma leitura ótica, pois a correção só pode ser efetuada com um sistema informático centralizado e "parrudo", o que permite uma atualização constante das normas (existe também a possibilidade de obter normas específicas por grupos particulares) e a evolução constante da ferramenta.

CAMPOS DE APLICAÇÃO E UTILIZAÇÃO

Para sujeitos adultos com um segundo grau completo fornece uma análise detalhada, diferencial (comparação inter-pessoal) e clínica (intra-pessoal) da auto-imagem, do ponto de vista particular e profissional.

Como auto-avaliação: utilizar como suporte para as avaliações pessoais (assessments), entrevistas de seleção, orientação profissional, outplacement, coaching, programas de desenvolvimento, etc.

É possível também a comparação com grupos - formação de times ou turmas para desenvolvimento - ou outros indivíduos - boss-matching.

CRITERIOS DE CONFIABILIDADE

A fidedignidade pela prova bipartida se situa bem acima da média observada nos testes do mesmo tipo (.93) (cf. Manual Prático) Nas provas de teste-reteste (estabilidade) os resultados se situam acima de .79 pela maioria das escalas. (a ser publicado).

A validade frente a critérios de estrutura profissional se situa entre .50 e .80 comparada com as escalas do Big-Five medidas com o NEO-PI-R de Costa&McCrae. A validade frente ao CPI de Gough se situa entre .55 e .65. (cf. Manual Prático). Os outros critérios de validade estão sendo calculados e serão publicados em breve.

O L.A.B.E.L.® foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em outubro de 2004. Sua utilização é reservada para psicólogos credenciados pela Moityca.
 
 
Para conhecer mais, clique para acessar :

Moityca Eficiência Empresarial Ltda.

Estrada do Itajurú, nº566 - Itanhangá - RJ
Fone: +55 21 3215-6355
contato@moityca.com.br